Blog Criado na Aula de Computação,pelos Acadêmicos de Licenciatura em Matemática Iolanda Duarte,Marcone Fagundes e Daiane Bastos Wilges, ministrada pela Prof.Patrícia Vianna.
Sejam muito bem vindos!!! 2+2 = 4 huhu!!!
A proposta metodológica e objetivos gerais deste Blog resume-se na ampliação e resignificação de conceitos e ideias ja conhecidas, focadas no processo de desenvolvimento e envolvimento do aluno através dos jogos matemáticos. Do processo, espera-se que o professor exerça o papel de mediador, possíbilitando o desenvolvimento ao fornecer informações que o aluno não tem condições de obter sozinho. E deste, espera-se uma participação ativa na construção e na apropriação desse conhecimento Matemático, que lhe poderá ser útil na compreensão e transformação da sua própria realidade.
JOGOS
Brincadeiras infantis com a matemática
Construindo Conceitos
Entendemos que há muito tempo o aprender deixou de ser um processo de mera repetição de procedimentos e de acúmulo de informação. As necessidades do mundo moderno, tais como resolver problemas, selecionar informações, tomar decisões e trabalhar em grupo, por exemplo, exigem novos papéis da escola, dos professores e dos alunos. Cabe a nós educadores, iniciar as transformações, e ao aluno o papel de sujeito ativo e participante na construção de seu próprio conhecimento. Segundo Gardner o nosso cérebro abriga oito inteligências ou capacidades, são elas: Lingüística ou Verbal; Lógico-matemática; Espacial; Sonora ou Musical; Cinestésico-corporal; Naturalista, Biológica ou Ecológica; Intrapessoal; Interpessoal. Cabe a escola estimular nos alunos essas inteligências por meio de estratégias pedagógicas (jogos, brinquedos e brincadeiras), de forma que eles consigam desenvolver suas habilidades e competências. Assim, é importante que o professor saiba como atuar pedagogicamente com seus alunos para que eles alcancem esses objetivos.
Matematicando
“Ler matemática significativamente é ter consciência dirigida para o sentido e para o significado matemático do que está sendo lido. É compreender, interpretar e comunicar idéias matemáticas.É nessa forma de conhecimento que os atos de criticar e de transformar se fazem presentes, realizando o movimento da consciência direcionado para as coisas. Dessa forma, o leitor não é consumidor passivo das mensagens. Ele é o receptor de mensagens que tem a possibilidade de examinar criticamente aquilo que lê e, ao mesmo tempo, re-elaborar o discurso lido do seu mundo-vida , abrindo novos caminhos e criando novas alternativas.” (DANYUWK, 2002, p.19-20)
NA SALA DE AULA
· 1º Ano – Princípio da Contagem – n°s naturais Noções/Relação: tamanho, direção, proporção, Distâncias, quantidades, relacionando figuras geométricas simples. · 2° Ano _ Contagem até 99, Decomposição, Operações A dição/Subtração,Multiplic até Tabuada 5, Divisão exatas , Geometria Sólidos e Planas, Medidas(Unid.Centimetro)Tempo(Hora/Calendário). · 3° Ano - Contagem até 999, Decomposição, Operações Adição/Subtração,Multiplic até Tabuada 9, Divisão exatas e não exatas , Geometria Sólidos e Planas, Medidas(Unid.Centimetro,Metro), Tempo(Hora/minuto), Massa(Quilograma)